domingo, 20 de abril de 2008

LÂMPADAS INCANDESCENTES


"Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória do Senhor" (Isaías 60:1).
Certo homem, visitando um farol, disse ao guardião: "Você não tem medo de viver aqui? É um lugar terrível para se ficar por muito tempo." - "Não," respondeu o homem, "eu não tenho medo. Aqui nunca nos preocupamos com nós mesmos."
"Nunca se preocupam com vocês mesmos! Como pode ser isso?"
A resposta foi convincente: "Nós sabemos que estamosperfeitamente seguros e só nos preocupamos em manter nossas lâmpadas brilhando e refletindo claramente para que aqueles que estão em perigo possam ser salvos."
É isso que os cristãos deveriam fazer. Eles estão seguros em uma casa alicerçada na rocha, que não pode ser derrubada pela mais violenta tempestade, e em um espírito de generosidade santa, deveriam deixar sua luz resplandecer através das ondas escuras do pecado, para que aqueles que estão expostos ao perigo, possam ser guiados ao porto da segurança eterna.
Será que tem sido este o nosso interesse espiritual? Temos estado imbuídos no propósito de fazer a luminária da presença de Cristo em nossos corações brilhar para que, através de sua luminosidade muitos deixem as trevas e encontrem o caminho da salvação e vida eterna?
Temos compreendido que não são apenas os nossos interesses pessoais que devem mover todas as nossas atitudes? Temos praticado o amor santo, derramado em nós pelo Espírito Santo de Deus, para que muitos outros recebam a mesma bênção que temos recebido e gozem da mesma alegria que tem sido constante em nossa vida?
Deus espera que cada um de nós, alcançados pelo Seu perdão e restaurados para uma nova vida, agora transformada e submissa à Sua vontade, sejamos instrumentos usados por Ele para que muitos, em perigo, encontrem a segurança tão ansiosamente buscada.
Sua luz tem brilhado com intensidade?

domingo, 6 de abril de 2008

Namoro uma garota 14 anos mais nova

VOCÊ PERGUNTA

Namoro uma garota 14 anos mais nova

Tenho 27 anos, sou adventista e namorei muitas meninas de fora da igreja, mas sempre pedi a Deus que me ajudasse a escolher uma moça que fosse da igreja, que compartilhasse a minha fé, que me amasse de verdade, e que gostasse de cantar (porque não tenho esse dom). Por muito tempo orei a Deus por isso.
Fiquei surpreso quando minha prima de 13 anos se declarou para mim. Disse que está apaixonada. No começo não dei muita atenção, mas agora vejo que é muito bonita, está se tornando uma moça de verdade e é dedicada na igreja. Começamos a ficar juntos, mas o que me perturba é nossa diferença de idade: 14 anos. Fico pensando: “Será que Deus respondeu minha oração?” Fico confuso porque ela também disse que orou muito por mim quando estava em sua cidade.
Devo esperar um tempo para que ela se torne adulta?
Estou cheio de dúvidas. Na verdade não quero compromisso agora porque estou estudando e pretendo me formar, mas muitos me dizem para esperar por ela. Dizem que daqui a algum tempo a idade não vai mais fazer tanta diferença.
Por favor, me ajude a decidir.


Essa é uma questão que, para os padrões de hoje, parece não ter nenhum problema. Afinal, você vê por aí mulheres muito mais velhas que seus maridos e homens casados com mulheres que teriam tranqüilamente idade para serem suas filhas. Alguns desses casamentos até podem estar dando certo, dentro desses novos conceitos de amor e relacionamento. Mas, com certeza, são minoria e exceção.
Tenha sempre muito cuidado ao tomar a exceção como exemplo, especialmente em questão de casamento. Os valores do casamento mudaram muito, ultimamente, e a sua durabilidade também. Por isso, faça suas escolhas com segurança. Não se deixe levar pela “onda”.
A diferença de idade realmente deve fazer você parar para pensar. Existem várias questões que mexem com você: ela está apaixonada, é uma boa moça, você e ela têm orado pela melhor pessoa por algum tempo e vocês estão ficando juntos. Por outro lado, você quer um relacionamento sério, e para isso precisa avaliar com mais profundidade. O que vou apresentar para você não é uma palavra final, mas considere com atenção:
1. Apenas uma adolescente. Uma garota com 14 anos está entrando na adolescência. Seus desejos são altamente instáveis. Não alcançou a fase da maturidade. Seus interesses devem e podem mudar até os 20 a 22 anos, idade em que a mulher amadurece. Ela pode ter corpo de mulher e ser muito bonita, mas não se esqueça de que seu comportamento ainda é de uma adolescente. É muito arriscado construir uma relação dentro dessa realidade.
2. Projeção de suas necessidades. Como sua idade é bem maior, ela pode estar vendo em você um pai ou um tio, apesar de você ainda ser jovem, e projetando sua necessidade de segurança, proteção, etc., comuns na pessoa do pai, e por isso está apaixonada. Você só vai ter certeza do real sentimento dela quando amadurecer. É um tempo bem longo para sua realidade.
3. Sonhos de adolescente. Ela, como toda garota no início da adolescência (os garotos também), sonha em ser jovem ou adulta, ter liberdade e independência. A paixão por você pode ser uma extensão desse sonho.
4. Diferença de idade. Não se esqueça também de que a diferença de idade sempre vai deixar suas marcas. Afinal, são 14 anos. Daqui a 10 anos, ela pode estar madura, e mentalmente vocês não vão ter tantas limitações, mas você já vai estar com quase 40 anos. O ritmo e o interesse dos dois vão ser bem diferentes. Quando ela atingir os 35 anos, você já vai estar chegando aos 50. Sempre vai haver uma distância bem grande. Isso vai se destacar nos interesses e na aparência física. A relação vai ser frágil.
5. Uma longa espera. Quem sabe você até pense: “Vou esperar até que ela cresça; afinal, é uma boa moça”. Esse é o conselho que você está recebendo de alguns. Pense bem, é muito arriscado manter uma relação de oito ou dez anos, sem planos de casamento dentro desse tempo, com uma menina que vai estar em plena adolescência. Os próprios limites da relação correm perigo.
Vejo que sua razão está lhe sugerindo um bom caminho: esperar um pouco mais; mas o conselho dos amigos acaba lhe trazendo dúvida. Olhe a questão por um outro lado: ela é uma boa moça, sem dúvida, mas será a única? Tudo o que está acontecendo deve servir para lhe mostrar que existem boas moças. Observe um pouco mais e encontrará alguém que combine melhor com sua realidade.
Ellen White recomenda: “Compromissos assumidos por pessoas muito novas freqüentemente têm resultado em uniões infelizes ou em separações vergonhosas. ... As afeições juvenis devem ser refreadas até chegar o período em que tenham idade e experiência suficientes para tornar sua manifestação correta e segura.” – Só Para Jovens, pág. 116.
Seja prudente, e por outro lado, não deixe de orar. Deus vai lhe abrir as portas e dar segurança para uma boa escolha. Ellen White é muito clara sobre a importância da oração na definição da escolha da pessoa com quem casar: “Se homens e mulheres têm o hábito de orar duas vezes ao dia antes de pensar em casamento, devem fazê-lo quatro vezes ao dia quando pensarem em dar esse passo. O casamento é algo que influenciará e afetará sua vida, tanto neste mundo como no futuro. Um cristão sincero não levará avante seus planos nessa direção sem o conhecimento de que Deus aprova seu proceder.” – Ibidem, pág.122.

Erton Köhler é Presidente da Divisão Sul-Americana.


Escreva para:
“Você Pergunta”
Pastor Otimar Gonçalves
Caixa Postal 2600
70279-970 – Brasília, DF
E-mail: erton@dsa.org.br

TENTAÇÃO SEXUAL

Revista Adventista de Janeiro/2007 – “Bússola”

TENTAÇÃO SEXUAL

“Tenho 21 anos moro em Santos – SP, me chamo Alex, sou adventista há seis anos, peço ajuda e conselho. Quando estou na igreja durante todo o sábado, é uma bênção eu me sinto forte espiritualmente. Porém a minha luta e derrota é no sábado a noite, às vezes não consigo me controlar no meu namoro e me excedo junto com minha namorada nas carícias físicas. O que nós devemos fazer para sermos vencedores em nossas tentações e impulsos sexuais, pois nós nos amamos muito, e queremos vencer juntos?” Alex, 21 anos, Santos – SP.


Estimado Alex, penso que o seu drama reflete o desafio de milhões de outros jovens cristãos. Todavia, não desanime não se dê por vencido, em Jesus há sempre uma palavra de esperança, conforto e principalmente de perdão para um novo recomeço. É preciso determinação e oração por parte de vocês dois, vou enumerar três princípios de forma crescente, que poderão ajudá-los e muito; eu tenho certeza que se vocês atentarem para estes princípios bíblicos, vocês serão vencedores. Deus os fez para vencerem e não para serem derrotados.

1 – Tenha uma vida de oração particular intensa.
Querido Alex, as vitórias externas no namoro, serão o resultado, de uma vida de oração escondida em Cristo. A primeira e mais importante vitória é sobre o seu ego, seus desejos, suas inclinações, suas vontades e caprichos pessoais. Coloque para você e sua namorada o seguinte desafio: Começar e terminar cada dia com pelo menos cinco minutos de oração particular, fortalecendo o seu interior, a sua mente e o seu coração.
Quando José venceu a tentação da mulher de Potifar, a tentação não foi vencida na hora; mas bem antes, quando de joelhos cada manhã e ao entardecer ele se colocava diante do altar do Todo-Poderoso. Ali as tentações e inclinações sexuais eram vencidas. Fortaleça a sua devoção pessoal e desafie a si mesmo e a sua namorada a fazerem o mesmo. A sexualidade é uma bênção, é um dom de Deus, porém deve ser uma prerrogativa apenas de casados. Onde está a sua e a minha segurança? Em Cristo!
“A única segurança para os jovens nesta época de corrupção é pôr em Deus a sua confiança. Sem o auxílio divino, serão incapazes de controlar as paixões e os apetites humanos. Em Cristo está justamente o auxílio necessário.” Testimonies, vol. 2, pág. 409. – Fé pela qual eu vivo – MM – 1959 – 12 de Janeiro, pág. 18.

2 – Procure estudar a sua Bíblia cada dia.
A Bíblia será para você e a sua namorada o que o pão é para o faminto e a água para o sedento viajante. Estude a sua Bíblia cada manhã e cada noite, pelo menos um salmo predileto, um texto de sua preferência. Sublinhe textos bíblicos que te encham de conforto, esperança e principalmente paz interior. Alex, a sua Bíblia deverá ser como uma âncora em meio aos vendavais espirituais da sua vida. Onde vocês irão encontrar forças para serem puros diante de Deus e dos homens?

Eu gosto muitíssimo do Salmo 119:9 que diz: “De que maneira poderá o jovem [Alex] guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.” Perceba que o assunto do salmista é pureza. Procure fazer da Bíblia o livro mais especial da sua vida, carregue-a sempre com você, não tenha vergonha ou receios de levar a sua Bíblia para os eventos da igreja, acompanhe os sermões com a sua Bíblia em mãos, faça uma cadeia bíblica de assuntos de sua predileção. Seja criterioso quando o assunto for programas de televisão ou internet; fuja daquilo que será excitante para você, seja seletivo. Faça da Bíblia o seu único guia seguro.
“Esse Livro [Bíblia] é nosso guia para uma vida mais elevada e santa. Os jovens o declarariam o mais interessante livro que já leram, não estivesse sua imaginação pervertida pela leitura de histórias fictícias.” Cons. aos Pais Professores e Estudantes pág.139.

3 – Procure testemunhar de Jesus para os seus amigos.
Depois de fortalecer o seu interior com a devoção pessoal, através da oração particular e da leitura sistemática da Bíblia; chegou a hora de compartilhar com os seus melhores amigos, como você se tornou um vencedor cada dia, em todos os aspectos da sua vida, sem entrar em detalhes da sua vida pessoal. Fale da sua nova intimidade com Jesus, relate da presença dEle em cada momento de sua vida. Pouco adiantará as suas vitórias se não forem dividas e compartilhadas com outros jovens.
Os seus desejos e as suas inclinações estarão sob o controle dAquele que as deu – Cristo. As tentações e os desejos virão outras vezes, porém Deus tem um propósito para os mesmos - a definição da sua sexualidade e a sua pureza espiritual. Deus jamais lhe daria um dom que não fosse para o seu próprio bem e de sua igreja. Uma coisa eu tenho certeza; vale a pena ser fiel aos princípios de Deus. Como você pode ser um vencedor cada dia? O Salmista tinha a “receita” quando disse: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” Salmo 119:11. Faça isso e você terá uma fé viva e operante.
“Sem uma viva fé em Cristo como Salvador pessoal, é impossível fazer com que nossa influência seja sentida em um mundo cético. Não podemos dar a outros aquilo que nós mesmos não possuímos. É proporcionalmente à nossa própria devoção e consagração a Cristo, que exercemos uma influência para benefício e reerguimento da humanidade.” O Maior Discurso de Cristo. Pág. 37.
Prezado Alex, para terminar; pratique exercícios físicos, leia bons livros, faça amizades saudáveis, freqüente a igreja, envolva-se em algum ministério, namore uma garota da igreja e seja uma testemunha viva daquilo que Jesus fez e está fazendo em tua vida cada dia. Que Deus faça de você um vencedor cada dia, siga na “sua” força, no “seu” entusiasmo crescente e no poder de Deus, com carinho.


Pr.Otimar Gonçalves
Min. Jovem - DSA