domingo, 6 de abril de 2008

Namoro uma garota 14 anos mais nova

VOCÊ PERGUNTA

Namoro uma garota 14 anos mais nova

Tenho 27 anos, sou adventista e namorei muitas meninas de fora da igreja, mas sempre pedi a Deus que me ajudasse a escolher uma moça que fosse da igreja, que compartilhasse a minha fé, que me amasse de verdade, e que gostasse de cantar (porque não tenho esse dom). Por muito tempo orei a Deus por isso.
Fiquei surpreso quando minha prima de 13 anos se declarou para mim. Disse que está apaixonada. No começo não dei muita atenção, mas agora vejo que é muito bonita, está se tornando uma moça de verdade e é dedicada na igreja. Começamos a ficar juntos, mas o que me perturba é nossa diferença de idade: 14 anos. Fico pensando: “Será que Deus respondeu minha oração?” Fico confuso porque ela também disse que orou muito por mim quando estava em sua cidade.
Devo esperar um tempo para que ela se torne adulta?
Estou cheio de dúvidas. Na verdade não quero compromisso agora porque estou estudando e pretendo me formar, mas muitos me dizem para esperar por ela. Dizem que daqui a algum tempo a idade não vai mais fazer tanta diferença.
Por favor, me ajude a decidir.


Essa é uma questão que, para os padrões de hoje, parece não ter nenhum problema. Afinal, você vê por aí mulheres muito mais velhas que seus maridos e homens casados com mulheres que teriam tranqüilamente idade para serem suas filhas. Alguns desses casamentos até podem estar dando certo, dentro desses novos conceitos de amor e relacionamento. Mas, com certeza, são minoria e exceção.
Tenha sempre muito cuidado ao tomar a exceção como exemplo, especialmente em questão de casamento. Os valores do casamento mudaram muito, ultimamente, e a sua durabilidade também. Por isso, faça suas escolhas com segurança. Não se deixe levar pela “onda”.
A diferença de idade realmente deve fazer você parar para pensar. Existem várias questões que mexem com você: ela está apaixonada, é uma boa moça, você e ela têm orado pela melhor pessoa por algum tempo e vocês estão ficando juntos. Por outro lado, você quer um relacionamento sério, e para isso precisa avaliar com mais profundidade. O que vou apresentar para você não é uma palavra final, mas considere com atenção:
1. Apenas uma adolescente. Uma garota com 14 anos está entrando na adolescência. Seus desejos são altamente instáveis. Não alcançou a fase da maturidade. Seus interesses devem e podem mudar até os 20 a 22 anos, idade em que a mulher amadurece. Ela pode ter corpo de mulher e ser muito bonita, mas não se esqueça de que seu comportamento ainda é de uma adolescente. É muito arriscado construir uma relação dentro dessa realidade.
2. Projeção de suas necessidades. Como sua idade é bem maior, ela pode estar vendo em você um pai ou um tio, apesar de você ainda ser jovem, e projetando sua necessidade de segurança, proteção, etc., comuns na pessoa do pai, e por isso está apaixonada. Você só vai ter certeza do real sentimento dela quando amadurecer. É um tempo bem longo para sua realidade.
3. Sonhos de adolescente. Ela, como toda garota no início da adolescência (os garotos também), sonha em ser jovem ou adulta, ter liberdade e independência. A paixão por você pode ser uma extensão desse sonho.
4. Diferença de idade. Não se esqueça também de que a diferença de idade sempre vai deixar suas marcas. Afinal, são 14 anos. Daqui a 10 anos, ela pode estar madura, e mentalmente vocês não vão ter tantas limitações, mas você já vai estar com quase 40 anos. O ritmo e o interesse dos dois vão ser bem diferentes. Quando ela atingir os 35 anos, você já vai estar chegando aos 50. Sempre vai haver uma distância bem grande. Isso vai se destacar nos interesses e na aparência física. A relação vai ser frágil.
5. Uma longa espera. Quem sabe você até pense: “Vou esperar até que ela cresça; afinal, é uma boa moça”. Esse é o conselho que você está recebendo de alguns. Pense bem, é muito arriscado manter uma relação de oito ou dez anos, sem planos de casamento dentro desse tempo, com uma menina que vai estar em plena adolescência. Os próprios limites da relação correm perigo.
Vejo que sua razão está lhe sugerindo um bom caminho: esperar um pouco mais; mas o conselho dos amigos acaba lhe trazendo dúvida. Olhe a questão por um outro lado: ela é uma boa moça, sem dúvida, mas será a única? Tudo o que está acontecendo deve servir para lhe mostrar que existem boas moças. Observe um pouco mais e encontrará alguém que combine melhor com sua realidade.
Ellen White recomenda: “Compromissos assumidos por pessoas muito novas freqüentemente têm resultado em uniões infelizes ou em separações vergonhosas. ... As afeições juvenis devem ser refreadas até chegar o período em que tenham idade e experiência suficientes para tornar sua manifestação correta e segura.” – Só Para Jovens, pág. 116.
Seja prudente, e por outro lado, não deixe de orar. Deus vai lhe abrir as portas e dar segurança para uma boa escolha. Ellen White é muito clara sobre a importância da oração na definição da escolha da pessoa com quem casar: “Se homens e mulheres têm o hábito de orar duas vezes ao dia antes de pensar em casamento, devem fazê-lo quatro vezes ao dia quando pensarem em dar esse passo. O casamento é algo que influenciará e afetará sua vida, tanto neste mundo como no futuro. Um cristão sincero não levará avante seus planos nessa direção sem o conhecimento de que Deus aprova seu proceder.” – Ibidem, pág.122.

Erton Köhler é Presidente da Divisão Sul-Americana.


Escreva para:
“Você Pergunta”
Pastor Otimar Gonçalves
Caixa Postal 2600
70279-970 – Brasília, DF
E-mail: erton@dsa.org.br

Um comentário:

Jully disse...

Vc deve entregar tudo na mão de Deus. e vê o q ele faz...(obs: Deus tem o melhor pra VC) beijãoo