quarta-feira, 20 de agosto de 2008

É possível ter carícias que não sejam pecado?


Apesar de saber que o plano de Deus para vida dos jovens é que casem-se virgens, eu não sou mais virgem pois conheci a mensagem Adventista apenas um ano. Mesmo assim ainda sinto dificuldade, pois tenho namorado e quero saber até que ponto podemos ir.
Gostaria de saber o que é pecado num namoro, se posso ter carícias e quais carícias. Acho que não posso ter, mas não consigo me conformar nem convencer-me de que isso seja um pecado.


Há pouco mais de um ano quando você entregou a vida a Jesus Ele lhe aceitou sem levar em conta o passado. Ele fez de você uma pessoa nova, com uma nova história e novas oportunidades. Continue sua caminhada tendo sempre isso em mente. Cultive o princípio do apóstolo Paulo quando disse: “... uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam... prossigo para o alvo...” (Filip. 3:13, 14).

Por outro lado, porém, para que você mantenha sua vida espiritual forte, e não caia nas mesmas tentações do passado é importante ter bem claro que o namoro não é uma oportunidade para conhecer o corpo do outro, mas o momento de descobrir as idéias, sentimentos, planos e visão da vida. Quando o casamento chegar, o sexo e as carícias vão ser a expressão de um sentimento que foi construído com base na amizade, no diálogo, na mesma visão da vida e em um sentimento de complemento.

Mas, até onde ir com as caricias para não cair em pecado? É possível ter carícias que não sejam pecado? Sem dúvida, elas são uma expressão do sentimento que mantém o namoro e podem existir com pureza e inocência, sem se tornarem pecado. Por outro lado, elas também podem ser a principal fonte de estimulo sexual, bem como um alimento para o sexo por pensamento. É preciso ter muito cuidado e conhecer os limites.

Tudo o que se torne tão forte, que venha a tirar o foco do diálogo e da amizade, se torna perigoso. Qualquer coisa que provoque o desejo do sexo, em atos ou pensamentos, também passa dos limites da prudência, e ai se torna pecado. É difícil descrever os limites. Um beijo, dependendo de como seja (mais leve ou mais forte e prolongado) pode ser uma expressão de amor ou excitação. Um abraço pode ser uma demonstração de carinho ou um estimulo para os corpos. Uma carícia pode ser um ato de amor ou dependendo da parte do corpo pode ser um instrumento de provocação e excitação.

Para lhe ajudar, e tentar ser prático, quero lhe sugerir a teoria do triângulo. Procure imaginar um triangulo formado por uma pessoa com seus braços abertos, com uma linha que vai de um cotovelo ao outro e forma um triângulo que se fecha nos joelhos. A região, dentro do triângulo, é perigosa e excitante, e por isso deveria estar fora da área de carícias de um casal cristão. Sei que essa é uma explicação simples, mas pode lhe ajudar a definir limites. Pode parecer até uma exigência restrita demais, mas se você quer resistir precisa criar barreiras claras e fortes.

Por outro lado, procure cuidar de fatores externos que influenciam na intensidade das carícias ou mesmo no desejo pelo sexo. Alguns deles são:

1. Conversas entre o casal: Quando as conversas são estimulantes, provocantes ou picantes, elas vão estimular o desejo de carícias fortes em busca do prazer, que poderão levar ao sexo como ato ou pensamento.
2. Horário dos encontros: Quando o namoro só acontece a noite ou tarde da noite, os riscos de se perder a noção dos limites é claro. Ellen White alerta para isso, de maneira forte, quando diz que: “os anjos de Satanás estão ao lado dos que dedicam grande parte da noite ao namoro.” Só para Jovens, 120. Ela diz ainda: “É comum ficar conversando até altas horas da noite, mas isso não agrada a Deus, mesmo se vocês dois forem cristãos.” Idem, 105.
3. Lugar onde namoram: Cuidado com os lugares solitários. Todo o casal gosta de ter seu tempo de privacidade, mas ele se torna perigoso quando os encontros acontecem sempre em lugares solitários. É importante estar perto do movimento. Isso dá privacidade, mas inibe o risco dos excessos.


Ouça estes conselhos, mas nunca esqueça de buscar orientação e força na verdadeira fonte de poder – Jesus Cristo. Tome sempre um tempo especial para orar por sua vida e por seus desejos, e Deus vai lhe deixar sempre claro até onde vão os seus limites. Você “ouvirá uma voz... dizendo: Esse é o caminho...” (Isa. 30:21). Além disso, só Deus pode mudar os desejos do seu coração.

Uma vez que você já se envolveu sexualmente com alguém é mais difícil resistir, por isso você precisa de mais poder. Esteja sempre atenta, prudente e ligada a Deus. Você nasceu de novo, mas o inimigo conhece seus desejos e pontos fracos.

21 comentários:

adm italoloquin disse...

pegar no bumbum da namo sem fazer o ato do sexo mas por amor mesmo e caricia e tal, entao isso nao é pecado somente se voce quiser sexo com a namorada, ai sim sera o pecado?
eu não quero sexo só passar a mão na bunda dela, ela nao briga nem nada, tipo eu quero isso porque tenho 15 anos e nunca-ofiz queria saber oque é se sentir bem ao lado da pessoa amada ^^' e encochar é pecado???

Unknown disse...

Também queria saber...

Unknown disse...

De qualquer forma, Quando vc passa a mão nas nádegas da sua namorada,certamente vc vai ficar com "excitação" e isso pode se tornar pecado,vc achando ou não...falo isso porque tbm passo pela mesma situação com a minha namorada,mas busque controle em Deus,ele vai te ajudar! Abraço!

Anônimo disse...

Muito bom o texto. Estou em busca de respostas sobre o limite de carícias, pois sou divorciada e namoro um rapaz quee nunca casou, mas já conhece sexo. Texto esclarecedor, parabéns. Muito bom ter pessoas dedicadas a escrever sobre isso. Sucesso

Unknown disse...

Muito interessante estes comentários serve aulas para vida

Unknown disse...

Meu namorado é cristão mais agente já n conseguimos mais se controlar nos desejos queremos casa logo porque ñ aguentamos mais

Anônimo disse...

Não e fácil ! Mais vale a pena fazer a vontade de Deus ��

Anônimo disse...

Ok,mas tipo é impossível usar a teoria do "triângulo" pq o triangulo cobre tudo,menos a cabeça eu vou beijar minha namorada sem usar as mãos? Ela vai achar que eu estou beijando-a sem vontade né.
Isso seria um pouco estranho

Unknown disse...

Ok,mas tipo é impossível usar a teoria do "triângulo" pq tipo o triangulo cobre tudo menos a cabeça,eu vou beijar minha namorada sem usar as mãos ela vai achar que eu estou beijando-a sem vontade né
Isso seria um tanto quanto estranho né

Unknown disse...

Ok,mas tipo é impossível usar a teoria do "triângulo" pq o triangulo cobre tudo menos a cabeça,eu vou beijar minha namorada sem usar as mãos? ela vai achar que eu estou beijando-a sem vontade né
Isso seria um tanto quanto estranho né

Unknown disse...

Como cristãos devemos honrrar a Deus com nossos corpos,se o carinhos que vc faz na pessoa amada leva os dois ao desejo do pecado, o certo é manter o limite,na maioria das vezes sabemos o certo eo errado, mais não queremos cair na real!

Unknown disse...

tenta a corte, não se casa porque não consegue se controlar, se case porque é a hora certa

Unknown disse...

A beije com a mão no pescoço, na nuca

Unknown disse...

É pecado o namorado pegar na bunda da namorada e nos peitos? Vi um casal fazendo isso.

Anônimo disse...

Namoro nao pode ter ecessos como.mao nos seios nas nadegas r nrm brijos muito prolongado pqe estimulsm mas é impossivel.nao ter erecao faz parte do organismo

Anônimo disse...

Não se case por esse motivo, pq depois que casarem vai chegar o momento tão "desejado" de vocês, e depois que acabar o momento e a vontade for saciada? Vcs não vão se sentir bem, vão sentir que usaram um ao outro e ainda vão ter profanado o casamento com esses motivos tão carnais moça, casamento é algo muito importante, vc sendo cristã deve saber oque casamento significa na visão de Deus, não trate isso como apenas um meio pra poder fazer logo oq vocês dois tanto querem, pq depois que a vontade é saciada, as idéias ficam mais claras, mas já vai estar tudo feito.

Anônimo disse...

Olá! É errado ficar excitado por carícias na cintura da namorada mesmo sem fazer sexo e sem pensamentos lascivos segurando tudo, apenas ficar excitado?

Anônimo disse...

Sexo anal é pecado por que vai de encontro à natureza. Sexo oral é pecado por que a boca não foi feita prá isso, como pode louvar à Deus e ao mesmo tempo usar a boca nas partes íntimas do cônjuge? Tá errado! Apalpar, acariciar, beijar, lamber e chupar os seios tbm é pecado, peito não é órgão sexual, não foi feito prá isso, ao contrário, o seio materno foi feito para alimentar o bebê, ou seja, é fonte de alimentação e não de safadeza com a boca, pronto, falei..!!!

Anônimo disse...

É errado..!!!

Anônimo disse...

É pecado..!!!

Anônimo disse...

E aonde está escrito na Bíblia que beijo é permitido antes do casamento? Não é, não tem que beijar, beijo só depois de casados, isso se vcs quiserem levar a Palavra de Deus à sério!!!