quinta-feira, 7 de agosto de 2008

O FAMOSO FICAR

Revista Adventista de Maio/2007 – “Bússola”

O FAMOSO FICAR

“Olá pastor, eu gostaria de saber, sobre o famoso “ficar”, qual é a sua opinião, e a sua orientação sobre essa atitude comportamental de alguns jovens da nossa igreja, isso é correto?” David Urel.
Olá meu amigo, obrigado pela pergunta oportuna e muito interessante; creio que estamos diante de mais um “modismo” e de mais uma “onda” social, fruto dos meios de comunicação, especialmente da televisão, da internet e do orkut. É imprescindível olharmos o que diz a Bíblia e o Espírito de Profecia, sobre as nossas atitudes comportamentais, especialmente quando o tema é relacionamento com o sexo oposto. Assim sendo, eu quero lhe apresentar quatro razões porque um jovem adventista deveria pensar duas vezes antes de “ficar” com alguém:

1 – O ato de dois jovens “ficarem” tem basicamente um objetivo: a exploração física um do outro, isto é; dar e receber prazer.
Quando dois jovens, ou dois adolescentes “ficam” por algumas horas sem nenhum grau de compromisso ou comprometimento, isso pode trazer sérios problemas; entre eles: e se acontecer de chegarem a se envolverem sexualmente? Penso que sempre deve haver responsabilidade e compromisso em qualquer que seja o relacionamento a dois; por mais fugaz que seja o mesmo. Os pais e ou responsáveis sempre deveriam saber, seja um amigão dos seus pais. Outro problema que trás o ato de “ficar” é: se vocês voltarem a ficar mais uma vez, o nível de caricias físicas da última vez será pouco, agora, na próxima vez o nível de caricias será ainda maior. È preciso que haja respeito entre vocês, e para isso, deve haver compromisso.

2 – A má fama especialmente nas meninas; vivemos numa sociedade onde os rótulos negativos quase sempre só pegam nas mulheres.
Nossas moças são o que de mais precioso nós temos em nossas igrejas, nossos rapazes também. Todavia, os rapazes não levam uma fama ruim quando eles “ficam”, normalmente a má fama pega muito mais nas meninas, por essa razão e outras mais; eu não creio que valha à pena “ficar” com alguém por alguns instantes; e levar um rótulo desses por semanas, meses e talvez anos. È imperioso que haja respeito e compromisso num relacionamento com o sexo oposto. Um conselho especial para as meninas: cuidem-se, preservem-se, não vale a pena “ficar”, porque você pode ficar mal vista pela sociedade, e isso é muito ruim. Um jovem cristão tem uma vida inteira para testemunhar, e esse ponto vale a pena ganhar.
Reflita no conselho de Ellen G. White: “Brincar com corações não é um crime de pequena magnitude aos olhos de um Deus santo. E, todavia alguns mostram preferência por moças e lhes despertam as afeições, e depois vão-se embora e esquecem tudo quanto disseram e o efeito que isso causou. Um novo rosto os atrai, e eles repetem as mesmas palavras, dispensam a outra as mesmas atenções.” Cartas a Jovens Namorados. Pág. 74.

3 – A perca de tempo acompanha o ato de “ficar”. È um relacionamento vazio e sem perspectivas de futuro.
O precioso tempo que Deus lhe deu e que você poderia dedicá-lo aos estudos um pouco mais, melhorar suas notas na escola; afinal de contas, você vai enfrentar dentro de poucos anos um mercado de trabalho extremamente competitivo. Este tempo maravilhoso que Deus está lhe concedendo, você poderia aproveitar enquanto você é solteiro e aprender um novo idioma, como por exemplo: Inglês ou Espanhol, agora é a hora das oportunidades, aproveite-as. Aproveite também o tempo disponível para aprender a tocar um instrumento, e entre na banda instrumental da sua igreja, não deixe passar as chances. Aproveite o tempo para fazer um bom curso de informática, esse é o futuro, aliás, o futuro é você saber aproveitar as oportunidades do presente. Eu não poderia concluir esse parágrafo sem lhe dizer o seguinte: aproveite para ler os lindos salmos, estudar a sua lição da Escola Sabatina, reúna os colegas e faça um pequeno grupo de estudos da Bíblia em sua casa, é agora ou nunca, claro que é agora!

4 – Quanto mais cedo se começa a “ficar”, maiores as possibilidades de ficar:
Grávida ou de vocês grávidos, e isso é muito grave. È grave porque vocês não têm estrutura: espiritual, social, material, psicológica e muito menos familiar para que isso aconteça. Junto vem a possibilidade de ficarem pai e mãe solteiros, isso trás algum grau de vergonha para os pais de vocês, sem contar que normalmente os estudos da jovem são interrompidos. Às vezes, quase sempre, os pais da garota assumem sozinhos a responsabilidade de criar o “filho” não planejado; e muitas vezes essa criança vem ao mundo com um nível de rejeição muito grande; eu conheço esse “filme” bem de perto. Garanto a você, não vale a pena correr esse risco. Isso sem falar das conseqüências que esse ato trará dentro da nossa linda comunidade cristã – a nossa igreja.
A Solução Vitoriosa para os Jovens
Qual é a solução para enfrentarmos esse “modismo” essa nova “onda” social trazida pelas novelas, seriados americanos, internet e orkut? Leitura da Palavra de Deus, oração pessoal, testemunhe a cerca de Jesus. Leitura de bons livros, boas revistas, boas amizades, aliás, falando em amizade, a Bíblia diz: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” (I Cor. 15:33). Há um outro adágio popular bem verdadeiro que diz: “Dize-me com quem tu andas e direi quem tu és”.
Deus precisa de jovens bem resolutos, bem resolvidos, que em matéria de princípios bíblicos saibam dizer sim e saibam dizer não; à rigor não tenham medo de serem diferentemente especiais, em qualquer que seja o ambiente, seja uma testemunha viva do amor e do poder de Jesus. Um último conselho de amigo: cuide bem dos seus olhos, os nossos olhos são as janelas da nossa alma, faça um pacto de pureza entre você o seu Deus e os seus olhos.
Onde buscar diariamente a verdadeira segurança para os nossos adolescentes e jovens? Que todos os dias são assediados pelas novelinhas de final de tarde que corrompem tremendamente, pelos seriados americanos erotizados, pelos sites provocantes e pelas conversas mal orientadas que voam pelo orkut? Quem é a nossa única segurança e onde está o nosso verdadeiro Porto Seguro? “A única segurança para os jovens nesta época de corrupção é pôr em Deus a sua confiança. Sem o auxílio divino, eles serão incapazes de controlar as paixões e os apetites humanos. Em Cristo está justamente o auxílio necessário, mas quão poucos vão a Ele em busca desse auxílio!” Orientação da Criança. Pág. 467.
Eu sei que o momento atual é difícil, mas é possível vencer com Jesus, Ele já venceu e com Ele a sua frente é bem mais fácil vencer as tentações “modernas”. Olhe para Cristo, busque-O na leitura pessoal da Bíblia, refugie-se na oração pessoal, e fale dEle sempre que você tiver uma oportunidade. Procure fazer isso diariamente, interiorize esse ideal e você será um vencedor cada dia!
Um abraço fraternal,
Pr.Otimar Gonçalves
Min. Jovem - DSA

Nenhum comentário: