terça-feira, 24 de abril de 2012

Entrevista com o Cantor: Marcos Alcantara

Publicado Originalmente por admin em 25 de março, 2012
No portal Esperança Manaus

Marcos Lázaro Pereira de Alcântara, casado com Thaís Alcântara, pai do pequeno Matheus, membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Manaus, hoje nos dá a satisfação de falar um pouco da sua vida, CD e projetos futuros.

Durante a entrevista, o cantor fala sobre sua carreira, como foi o início do ministério da música em sua vida e quando efetivamente se descobriu músico na casa de Deus. Marcos fala ainda sobre assuntos polêmicos como tietagem e revela quais os planos para o futuro.


EM: Para começarmos, conte-nos um pouco sobre a sua história no ministério da música.


MA: Minha vida musical começou muito cedo. Meu pai é músico percussionista, então nossa casa sempre foi frequentada por músicos. Ele tocou pra muita gente do meio secular, como: Gal Costa, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Neguinho da Beija-Flor e tantos outros.

Nasci em um lar Adventista e meu primeiro grupo foi na igreja do Meyer no Rio de Janeiro. Eu e Luciana (irmã de Marcos) sempre gostamos de cantar.

O tempo foi passando e a música sempre esteve presente em minha vida. Estudei música (trompete) durante 2 anos no Conservatório do IAENE, onde participei do Coral Castro Alves e outros grupos de internato. Nesse período, em 1998 percebi que poderia acrescentar no evangelho através da musica.

As coisas foram acontecendo e hoje temos participações em várias produções, das quais destaco: CD Quarteto Rempal, DVD – Amigos (Vox Record´s), DVD Missão Amazônia, do Robson F. e DVD Toque na Alma, de Temis Handeri, dentre outros.

Atualmente faço um trabalho de educação vocal com vários grupos e corais de diversas igrejas aqui em Manaus.

EM: Você falou em música secular. Qual é sua opinião sobre música secular. Você ouve? Aprova um cristão ou até mesmo um ministro de louvor de ouvir?


MA: Boa pergunta. Façamos uma breve comparação da música com um alimento: O que você deve comer como um cristão? Da mesma forma que o bem estar físico depende do que ingerimos, o bem estar espiritual depende do que vemos e ouvimos.

Eclesiastes 12:13 diz: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.”

Cabe a cada um escolher.

EM: Alguns ministros podem perder o foco do ministério, e deixar de ser servo para ser ‘estrela’. Como você faz para não perder o foco?

MA: Meus pais me ensinaram desde pequeno que a humildade é uma das principais virtudes do homem. Fizeram isso não só lendo livros ou cobrando, mas com amor e principalmente com exemplo. Nunca vi meu pai e nem minha mãe agindo com prepotência, ou menosprezando outra pessoa. Sou grato a Deus pelos pais que Ele me deu.

Com relação a manter o foco, precisamos ter comunhão com Deus. Experiências com Ele, ouvi-lo, sentir que Ele guia nossos passos, isto é maravilhoso e nos proporciona segurança, mesmo no mundo como o que nós vivemos. Uma dica: JORNADA ESPIRITUAL.

Mateus 6:33. Isto é uma verdade.

Marcos Alcântara durante apresentação em Manaus

EM: Que avaliação você faz da atual fase da música evangélica brasileira?


MA: Comparando com as referências musicais americanas e européias, podemos dizer que existem algumas produções que estão no mesmo patamar de qualidade, o que não acontecia há 10 anos atrás. Antigamente as pessoas faziam muitas versões de músicas internacionais, hoje em dia podemos encontrar vários compositores nacionais que fazem música com o nosso tempero brasileiro. O meu CD, por exemplo, não tem versão.

EM: No seu caso, a família tem uma participação muito ativa no ministério. Como você vê isso?


MA: Minha esposa (Thaís Alcântara) me apoia muito, canta muito bem também. Além disso, ela é quem organiza minha agenda, contratos e muitas outras coisas. O mais importante é que ela participa ativamente nas decisões e sempre ora comigo. Meus pais sempre me apoiaram, sempre acreditaram no chamado de Deus pra minha vida. Então eu considero importantíssima a participação da família no trabalho evangelístico.

EM: Você é formado em Psicologia e já atua na área, mas tem algum outro plano profissional neste sentido ou a música terá sempre sua exclusividade?


MA: Com relação ao futuro, faço vários planos. Penso em seguir os estudos na minha área de atuação, fazer o stricto sensu, depois doutorado e continuar trabalhando. Mas ainda tenho planos de viver exclusivamente da música, mas deve ser algo idealizado por Deus, não quero forçar a barra e fazer acontecer com minhas próprias forças. Veja, a produção do meu CD começou em 2008 e ainda não acabou. Já vai completar 5 anos (risos). Mas eu tenho visto o poder da mão de Deus guiando esse processo, por isso descanso nEle.

EM: Aproveitando que você falou em CD, já tem data prevista para o lançamento?

MA: A previsão é pra julho deste ano. Será um grande evento. Quem foi ao pré-lançamento, pôde ver uma estrutura muito legal, mas o que estamos preparando para o lançamento é realmente muito melhor.

EM: Nos fale mais sobre o CD. São músicas inéditas? Todas de sua autoria?

MA: “Opa, aí sim. (risos)” Bom, o CD “SOU TEU”, tem a aprticipação de vários amigos músicos e compositores, pessoas que se propõem a fazer aquilo que sabem. O repertório tem 10 músicas e todas inéditas. Tem três de minha autoria, três de Sérgio Saas, duas de Daniel Salles, uma de Felipe Tonasso e uma de Lucas Pimentel. São lindas canções que falam ao coração. No que se refere a produção fonográfica, estamos trabalhando em parceria com o Alisson Melo, que está sendo o produtor musical do projeto. Tive a grata satisfação de ter neste CD excelentes músicos, considerados os melhores do ramo nos seus respectivos instrumentos. Cacau Santos (guitarra), Cleverson Silva (bateria), Ted Furtado (contrabaixo) e orquestra conduzida pelo maestro Quiel Nascimento, uma maravilha. Orçamento nas alturas, mas também, máxima qualidade. Como por exemplo, os estúdios onde gravamos: BAETA – NACENA – TONELADA. Faz muita diferença, os engenheiros e técnicos são muito bons, isso facilita o trabalho e o resultado é o melhor possível.

EM: E já pode nos dizer onde os interessados poderão encontrar este CD?


MA: Provavelmente nas lojas Sels (ACEAM e AAMAR). Vai depender do contrato com a gravadora.

Estaremos também fazendo cultos nas igrejas, e iremos colocar o material a disposição dos irmãos. Nossos contatos são: (92) 8118 0918 ou marcosalcantara01@gmail.com.

Marcos canta com a irmã Luciana Alcântara em Manaus

EM: Agora comente sobre o Portal Esperança Manaus? Gostou da idéia? Acha que nossa região estava precisando mesmo de um veículo desse porte?

MA: Se gostei? Claro que sim. É uma ferramenta a mais pra cumprir o “ide”, bem como a profecia de Apocalipse 14:6 e 7. Acredito que neste portal estarão informações que nos direcionarão para a eternidade. Vocês estão de parabéns por esta idéia. Desde já oro pra que Deus ilumine a mente dos idealizadores e os motive a continuar este trabalho tão importante.

EM: Que mensagem final você deixaria aos nossos Leitores?

MA: Caro leitor, quero dizer que independente do seu estilo de vida, de sua crença, de sua cor, se você é rico ou pobre ou qualquer outra coisa, temos um Deus que é amor, e que o seu amor é infinito, por isso Ele nos dá de graça o seu perdão. Pode ser que o seu dia hoje não esteja tão legal, talvez as coisas estejam no caminho contrário do que você quer, mas faça o seguinte: FAÇA PROVA DE DEUS, PEÇA PROVAS DELE, mas deixe Ele falar ao seu coração, e pra isso você terá que dedicar um tempo do seu dia pra ouvir a voz de Deus. Fazendo isso, você terá as respostas e encontrará nEle forças pra vencer.

“Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”. (Isaías 40:30 e 31.)

CONFIE E VIVA NA PRESENÇA DE DEUS.


Componentes da Banda

Voz e Violão: Marcos Alcântara
Backgrounds Soprano: Luciana Alcântara e Doany Silva
Backgrounds Contralto: Thaís Alcântara e Rayra Santos
Backgrounds Tenor: Tony Arão e Felipe
Piano: Henrique Filho
Baixo: Fabio Binda
Bateria: Timótio
Percussão: César Alcântara
Guitarra: Leonardo
Trompetes: Odirley Mozzambith
Sax: Henrrique Soares
Operador técnico de sonoplastia: Bruno Menezes

______________________________________________________________________________

Entrevista: Alexandre Rabelo
Revisão: Andrea Rabelo
Fotos: Reprodução/Arquivo Pessoal

Nenhum comentário: