sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O Primeiro Casal

E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
Gênesis 2:7


Uma das experiências mais marcantes é a de passar algum tempo com Deus. A criação do homem não foi algo que Ele fez por mero capricho. Deus tinha o desejo de relacionar-se com o homem intimamente. Antes de criar o homem Deus proveu todos os meios para a sua felicidade. Na semana da criação Deus proveu para o homem um lar repleto de beleza e musicalidade. Um vasto tapete verde de vegetação cobria os campos. Lidas e perfumadas flores coloriam o ambiente. As abelhas zumbiam voando em todas as direções. Os pássaros entoavam cânticos nas altas árvores e os animaizinhos correndo pela vegetação completavam o cenário de paz, segurança e armonia.

Elem White descreve assim a terra em seus primeiros dias:

“Quando a Terra saiu das mãos de seu Criador, era extraordinariamente bela. Variada era a sua superfície, contendo montanhas, colinas e planícies, entrecortadas por majestosos rios e formosos lagos; as colinas e montanhas, entretanto, não eram abruptas e escabrosas, tendo em grande quantidade tremendos despenhadeiros e medonhos abismos como hoje elas são; as arestas agudas e ásperas do pétreo arcabouço da terra estavam sepultadas por sob o solo fértil, que por toda parte produzia um pujante crescimento de vegetação. Não havia asquerosos pântanos nem áridos desertos. Graciosos arbustos e delicadas flores saudavam a vista aonde quer que esta se volvesse. As elevações estavam coroadas de árvores mais majestosas do que qualquer que hoje exista. O ar, incontaminado por miasmas perniciosos, era puro e saudável. A paisagem toda sobrepujava em beleza os terrenos ornamentados do mais soberbo palácio. A hoste angélica olhava este cenário com deleite, e regozijava-se com as obras maravilhosas de Deus.”

Depois que a Terra com sua abundante vida animal e vegetal fora suscitadas à existência, o homem, a obra coroadora do Criador, e aquele para quem a linda Terra fora preparada, foi trazido em cena. A ele foi dado domínio sobre tudo que seus olhos poderiam contemplar; pois "disse Deus: Façamos o homem à Nossa imagem, conforme à Nossa semelhança; e domine... sobre toda a Terra". "Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem; ... homem e mulher os criou." Gên. 1:26 e 27. Aqui está claramente estabelecida a origem da raça humana; e o relato divino refere tão compreensivelmente que não há lugar para conclusões errôneas. Patiarcas e Profetas -> A criação

Quando tudo estava preparado Deus agora cria o homem. Todas as coisas foram feitas pela palavra de Deus. Ele falou e tudo passou a existir. Mas com o homem foi diferente. Com a raça humana Deus fez algo especial. Ele fez o homem com suas próprias mãos. Quando corpo do homem estava preparado ele soprou no homem o folego de vida. E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 2:7. Quando o homem abriu os olhos a primeira coisa que ele viu foi o rosto de seu criador. Adonai queria um relacionamento diferente com a raça humana. Diferente com a que ele tem com o resto da criação. Deus deu o homem domínio sobre toda a terra. Toda a terra obedecia ao homem e este a Deus. Deus também criou a mulher de forma espetacular. Tirando-a do corpo do homem. O homem devia ser um com sua esposa (do hebraico echad esta palavra significa um, mas esta no plural), assim com o Pai e o Filho são um(echad). Jesus afirmou: eu e o pai somos um João 30:30. Deus criou o primeiro casal com seres sociais para relacionarem com Ele, entre si, com seus filhos, com a sociedade e com o meio ambiente. E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Gênesis 2:22-23

Apesar de toda a beleza já existente Deus ainda foi mais além:
E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. Gênesis 2:8

Deus não queria que faltasse nada ao homem. Então ele preparou um belo jardim para ser a casa do homem e sua esposa. Deus deu a eles o seu primeiro presente de casamento.

O homem deveria ter a imagem de Deus, tanto na aparência exterior como no caráter. Cristo somente é a "expressa imagem" do Pai (Heb. 1:3); mas o homem foi formado à semelhança de Deus. Sua natureza estava em harmonia com a vontade de Deus. A mente era capaz de compreender as coisas divinas. As afeições eram puras; os apetites e paixões estavam sob o domínio da razão. Ele era santo e feliz, tendo a imagem de Deus, e estando em perfeita obediência à Sua vontade.

Deus celebrou o primeiro casamento. Assim esta instituição tem como seu originador o Criador do Universo. "Venerado... seja o matrimônio" (Heb. 13:4); foi esta uma das primeiras dádivas de Deus ao homem, e é uma das duas instituições que, depois da queda, Adão trouxe consigo de além das portas do Paraíso. Quando os princípios divinos são reconhecidos e obedecidos nesta relação, o casamento é uma bênção; preserva a pureza e felicidade do gênero humano, provê as necessidades sociais do homem, eleva a natureza física, intelectual e moral.

Deu-lhes, contudo, o Criador ainda outra demonstração de Seu amor, preparando um jardim especialmente para ser o seu lar. Neste jardim havia árvores de toda variedade, muitas das quais carregadas de deliciosos frutos. Havia lindas trepadeiras, que cresciam eretas, apresentando todavia um graciosíssimo aspecto, com seus ramos pendendo sob a carga de tentadores frutos, dos mais belos e variados matizes. Era o trabalho de Adão e Eva amoldar os ramos da trepadeira de maneira a formar caramanchéis, fazendo assim, para si, com as árvores vivas, moradas cobertas com folhagem e frutos. Havia fragrantes flores de toda cor, em grande profusão. No meio do jardim estava a árvore da vida, sobrepujando em glória a todas as outras árvores. Seu fruto assemelhava-se a maçãs de ouro e prata, e tinha a propriedade de perpetuar a vida.

O lar de nossos primeiros pais devia ser um modelo para outros lares, ao saírem seus filhos para ocuparem a Terra. Aquele lar, embelezado pela mão do próprio Deus, não era um suntuoso palácio. Os homens, em seu orgulho, deleitam-se com edifícios magnificentes e custosos, e gloriam-se com as obras de suas mãos; mas Deus colocou Adão em um jardim. Esta era sua morada. O céu azul era a sua cúpula; a terra, com suas delicadas flores e tapete de relva viva, o seu pavimento; e os ramos folhudos das formosas árvores eram o seu teto.

O santo par não era apenas filhos sob o cuidado paternal de Deus, mas estudantes a receberem instrução do Criador todo-sabedoria. Eram visitados pelos anjos, e concedia-se-lhes comunhão com seu Criador, sem nenhum véu obscurecedor de permeio. Patriarcas e Profetas: A Criação

Deus visitava o casal todos os dias. Eles estavam em constante contato com anjos celestes. Este era o plano original se Deus. Uma família. Uma família em que Ele era o Pai visitava seus filhos que administravam este mundo.

Deus deseja restaurar este relacionamento. Deus quer restaurar a imagem dele em você.

Ore assim: Senhor restaura hoje em mim a sua imagem. Vem morar no meu coração. Amém
http://www.anobiblico.com/index.php?r=com_c40dias

Gilson Rodrigues

Nenhum comentário: