quarta-feira, 6 de junho de 2012

Papa reafirma “importância do domingo”

Posted: 06 Jun 2012 11:34 AM PDT

[...] Perto da conclusão de seu sermão [no Sétimo Encontro Mundial de Família, em Milão, Itália, no último dia 3], o Papa falou sobre o impacto devastador que as teorias econômicas modernas baseadas em um “conceito utilitarista do trabalho, da produção e do mercado” podem ter sobre a família. Tanto o plano de Deus quanto a experiência, declarou ele, mostra que essa “lógica unilateral de lucro máximo e puramente utilitária” não contribui para o bem da pessoa, da família ou da sociedade. “De fato, a mentalidade utilitarista tende a ter um efeito adverso sobre as relações pessoais e familiares, reduzindo-as a uma convergência frágil de interesses individuais e minando a solidez do tecido social.” Uma das maneiras pelas quais as famílias cristãs podem combater essa tendência é garantir que elas guardem o domingo como um dia especial para a família a cada semana. O domingo deve ser um dia “do homem e de seus valores”, separado para a “convivência, amizade, solidariedade, cultura, proximidade com a natureza, brincadeiras, esportes”, disse o Papa.
“Queridas famílias, a despeito do ritmo incessante do mundo moderno, não percam o sentido do Dia do Senhor! Ele é como um oásis onde paramos, a fim de saborear a alegria do encontro com Deus e saciar nossa sede dEle.”[...]
(Catholic News Agency)

NOTA:
O dia bíblico do Senhor é o sábado do sétimo dia
, e não o primeiro dia da semana.
(copie e cole no seu navegador: http://michelsoncursobiblico.blogspot.com.br/2006/12/lio-17-o-verdadeiro-dia-de-guarda.html). Em sua cruzada para impor o domingo como dia de repouso, o papa vem se valendo de argumentos simpáticos, como a defesa do meio ambiente e a ajuda para resolver a crise econômica e moral da humanidade. Evidentemente que essas são causas nobres que merecem apoio, mas a maneira como se pretende que elas sejam levadas a cabo acabará excluindo uns poucos que
“obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus” (Ap 12:17). Esses seguidores de Jesus, por não aceitarem a santificação de um dia comum da semana, infelizmente serão mal compreendidos e vistos como inimigos da ordem e da paz – fundamentalistas, criacionistas fanáticos, e por aí vai. Quem viver verá.[MB]

O verdadeiro dia de guarda


As recomendações de Deus sempre visam ao nosso bem-estar. Ao colocar em Sua Lei um mandamento específico sobre a santificação de um dia da semana, Ele, na verdade, estava nos prevenindo a respeito da correria em busca de posses e do desgaste físico e mental que dela advém. Hoje, poderíamos dizer que, ao obedecer ao quarto mandamento, estamos, na verdade, melhorando nossa qualidade de vida e evitando o estresse.

1. Que três coisas fez Deus quando acabou de criar o mundo? Gênesis 2:1-3

2. Você acha que Deus descansou porque estava cansado? Isaías 40:28


Jesus não precisava ser batizado porque não tinha pecados, mas fez isso para dar-nos exemplo. Da mesma forma, Deus nos deu exemplo “descansando” no sétimo dia.

3. Por que Deus separou o sábado como dia especial? Marcos 2:27

4. Além de abençoar o sábado, Deus o santificou. Como deveria o ser humano agir diante de algo santo? Êxodo 3:5

5. Que dia da semana é o sábado? Êxodo 20:8-11; Levítico 23:3; Mateus 28:1

6. Além de ser o quarto mandamento, o que mais é o sábado? Ezequiel 20:12 e 20

7. Será que o sábado foi estabelecido apenas para o povo judeu? Isaías 56:6 e 7; Eclesiastes 12:13


Segundo o livro de Gênesis (ver pergunta nº 1), o sábado foi estabelecido na Criação, quando só havia Adão e Eva. Não havia judeus e nem outro povo qualquer.


8. Que dia Jesus guardava? Lucas 4:16

9. Que dia o apóstolo Paulo guardava? Atos 16:13; 17:2

10. Que dia Maria, mãe de Jesus, e as mulheres seguidoras de Cristo guardavam? Lucas 23:56

11. Quando começa o sábado, segundo a Bíblia? Neemias 13:19; Gênesis 1:19; Marcos 1:32; Levítico 23:32

12. Como Deus deseja que guardemos o sábado? Isaías 58:13 e 14; Mateus 12:12

13. Após a morte de Jesus, seria o sábado observado pelos Seus seguidores? Mateus 24:20

Jerusalém foi destruída no ano 70 depois de Cristo. Portanto, mais de 30 anos depois da previsão de Jesus, Ele vê Seus fiéis seguidores ainda guardando o sábado.

14. Adianta guardar nove mandamentos? Tiago 2:10; I João 2:4

15. Que dia será santificado na Nova Terra? Isaías 66:22 e 23

Minha Decisão:

Resolvo guardar o sábado como um sinal do reconhecimento de que Deus é meu Criador e Salvador. Decido reservar as horas do sábado somente para a adoração e para obras em favor de meu próximo.

Como tornar o sábado deleitoso

• Programe-se para receber o sábado, desde o início da semana.
• Espere o sábado como o dia especial de comunhão com Jesus.
• Ao pôr-do-sol de sexta-feira, reúna sua família, cantem, orem e recebam o sábado juntos.
• No sábado pela manhã, vá à igreja como fazia Jesus.
• Prepare (se possível na sexta-feira) uma refeição diferente e deliciosa para o almoço de sábado.
• À tarde, se tiver filhos pequenos, programe um passeio por um parque ou outro local em que possam conversar sobre o poder e o amor de Deus manifestados na natureza.
• Ao pôr-do-sol de sábado reúna novamente a família para orar e se despedir do sábado, pedindo as bênçãos de Deus para a semana que se inicia.


Nota: A palavra “Domingo” não se encontra na Bíblia. No entanto, há oito referências ao primeiro dia da semana no Novo Testamento (Mateus 28:1; Marcos 16:1 e 2; Lucas 24:1; João 20:1; Marcos 16:9; João 20:19; Atos 20:7; I Coríntios 16:2). Basta lê-las para perceber que em nenhuma delas há qualquer indicação de ser o domingo um dia diferente dos demais ou santificado. O cardeal Gibbons, arcebispo de Baltimore e primaz da Igreja Católica nos EUA, disse: “Podereis ler a Bíblia de Gênesis ao Apocalipse, e não encontrareis uma única linha que autorize a santificação do domingo. As Escrituras ordenam a observância religiosa do sábado, dia que nós nunca santificamos” (Faith of Our Fathers, pág. 89).

O primeiro dia da semana era dedicado ao culto do Sol, pelos antigos babilônios. Em 274 d.C., o imperador Aureliano adotou o culto do Sol como a religião oficial do Império Romano. Ao culto do Sol foi dedicado o primeiro dia da semana (em inglês, domingo ainda significa “Dia do Sol” – Sunday; e em alemão, também – Sonntag). Com o tempo, esse dia santo dos pagãos foi sendo adotado pela cristandade, até que no dia 7 de março de 321, o imperador Constantino assinou um decreto que oficializava o domingo como dia de guarda, o que foi aprovado pela Igreja Católica no ano 364. Porém, sempre houve fiéis que não aceitaram as tradições humanas, permanecendo leais às Escrituras e sendo perseguidos por isso.

Nenhum comentário: